Reciclagem

RECICLAGEM





 Sobre reciclagem:

Reciclar é a reutilização de detritos como matéria prima para outra utilização. A separação do lixo por categoria facilita muito a reciclagem e faz com que estes materiais sejam corretamente reciclados e com poucas perdas. Segundo o site Setor Reciclagem, estas categorias são separadas por cores padronizadas, como o esquema abaixo:

O Brasil não tem esta cultura de reciclagem, como outros tantos países. Somente 2% do lixo produzido no Brasil é reciclado. Isto porque as famílias brasileiras não procuram a coleta seletiva. Isto mesmo! Quando uma família separa o seu lixo, não adianta deixar na rua para que o caminhão de lixo o leve. Eles vão colocar no caminhão, que irá amassar e engolir o lixo, para ser jogado no aterro mais próximo.


Se você mora em apartamento, não adianta separar o seu lixo e colocar naquele latão de lixo que fica na sua escada de incêndio, pois o seu zelador não fez a programação para a coleta seletiva naquele dia. Movimente o seu prédio para fazer isto, se quiser fazer isto. Mas porque tão poucos reciclam seu lixo no Brasil? Pra que reciclar o lixo



1.Reciclamos o lixo para usar menos os recursos presentes na natureza, evitando a degradação do pouco recurso natural que ainda possuímos;

2.O Brasil recicla pouco, porque custa 15 vezes mais reciclar o lixo do que jogar fora num aterro;

3.Reciclar é bom porque diminuímos a poluição de rios, córregos, terrenos, ar, ruas;

4.Reciclar diminui os riscos de doenças e diminui os criadouros de pragas como baratas e ratos;

5.O Brasil não recicla porque não há iniciativa pública e privada que faça propaganda ou incentive este tipo de ação;

6.Fazer a separação gera renda e empregos, principalmente na comercialização deste material.

Você sabe como separar o lixo para reciclagem?


Agora você saberá que algumas atitudes podem valer muito ao nosso planeta,separe o lixo por devido material nas seguinte cores correspondente:

Pois assim você impedirar a contaminação do solo,a poluiçao do ar  e contribuirá com menos gaste de enegia.

Voce separa o seu lixo?

Cerca de 97% da população do Brasil não separa o lixo de casa,isso nos vem ao caso que a nossa população nao se preucupa em reciclar,mas além do nosso pais , outros paises também não seguem o padrão moderado para reciclar,muitos dependem da experiência ou de incentivo de projetos ,como o nosso, para aprender a reciclar,reduzir e respeitar o planeta de uma forma educactiva e concientizadora.

Você sabe o que e coleta seletiva?

 Coleta seletiva  é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros. 

As soluções convencionais

Os aterros sanitários são grandes terrenos onde o lixo é depositado, comprimido e depois espalhado por tratores em camadas separadas por terra. As extensas áreas que ocupam, bem como os problemas ambientais que podem ser causados pelo seu manejo inadequado, tornam problemática a localização dos aterros sanitários nos centros urbanos maiores, apesar de serem a alternativa mais econômica a curto prazo.

Os incineradores, indicados sobretudo para materiais de alto risco, podem ser utilizados para a queima de outros resíduos, reduzindo seu volume. As cinzas ocupam menos espaço nos aterros e reduz-se o risco de poluição do solo. Entretanto, podem liberar gases nocivos à saúde, e seu alto custo os torna inacessíveis para

As usinas de compostagem transformam os resíduos orgânicos presentes no lixo em adubo, reduzindo o volume destinado aos aterros. É difícil cobrir o alto custo do processo com a receita auferida pela venda do produto. Além disso, não se resolve o problema de destinação dos resíduos inorgânicos, cuja possibilidade de depuração natural é menor.

Implantando a coleta seletiva


A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são soluções desejáveis, por permitirem a redução do volume de lixo para disposição final.

O fundamento da coleta seletiva é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo.

A implantação da coleta seletiva pode começar com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.

É aconselhável distribuir à população, ao menos inicialmente, recipientes adequados à separação e ao armazenamento dos resíduos recicláveis nas residências (normalmente sacos de papel ou plástico).

A instalação de postos de entrega voluntária (PEV) em locais estratégicos melhora a operação da coleta seletiva em locais públicos. A mobilização da sociedade, a partir das campanhas, pode estimular iniciativas em conjuntos habitacionais, shopping centers e edifícios comerciais e públicos.

Deve-se buscar elaborar um plano de coleta, definindo equipamentos e periodicidade de coleta dos resíduos. A regularidade e eficácia no recolhimento dos materiais são importantes para que a população tenha confiança e se disponha a participar. Não vale a pena iniciar um processo de coleta seletiva se há o risco de interrompê-lo, pois a perda de credibilidade dificulta a retomada.

Finalmente, é necessária a instalação de um centro de triagem para a limpeza e separação dos resíduos e o acondicionamento para a venda do material a ser reciclado. Também é possível implantar programas especiais para reciclagem de entulho (resíduos da construção civil).

Principais formas de coleta seletiva


Porta a Porta – Veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal de lixo. Os moradores colocam os recicláveis nas calçadas, acondicionados em contêineres distintos;

PEV (Postos de Entrega Voluntária) - Utiliza contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos físicos no município, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis;

Postos de Troca – Troca do material a ser reciclado por algum bem.

PICs - Outra modalidade de coleta é a PICs, Programa Interno de Coleta Seletiva, que é realizado em instituições públicas e privadas, em parceria com associações de catadores. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o PICs é realizado em diversas empresas, fruto do trabalho da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA), que realiza trabalhos de educação ambiental com crianças e adolescentes.

Vamos recilcar?

Uma dos beneficios da reciclagemé a reutilização de materiais e como consequencia a redução de lixo  a ser depositado no ambiente,diminuindo o impacto e o risco de contaminação dos recursos naturais.

Vale destacar que  nem todos os materiais sao reciclaveis ,tais como:clipes,grampos,esponjas de aço,adesivo,papel carbono,papel metalizado,ampolares de medicamentos,entre outros.

No Brasil,de acordo com a Almanaque Brasil socioambiental(ISA 2008),atualmente estima-se que no pais existem mais de 222.000 catadores de rua  e mais de 40 mil pessoas  vivem catando diretamente nos lixoes.Hoje,os catadores sao reconhecidos pelo ministerio do trabalho como agentes de limpeza publica,O sistma  de reciclagem foi implantado no pais ,em 1991 pela  Rexam(antiga LATASA).segundo o IBGE,exiatem aproximadamente 14 mil empresas  brasileiras  de rciclagem.

A parceria entre prefeitura e as associações de catadores reduz os riscos dessa atividade ,pois alem de retirar as pessoas do lixoes ,promove apoio a elas,proporcionando local  adequado  de trabalho(espaço e equipamentos); maiores quantidades e melhor  negociação de dos materiais (quantidade do material),reconhecimento social,etc.

com relação à reciclagem ,você sabia que...

  • Cada tonelada de papel reciclagem 3m 3 de espaço disponivel nos aterros  sanitarios?
  • A energia economizada com a reciclagem  de uma unica garrafa de vidro e suficiente para manter acesa uma lampada de 100w durante quatro horas?
  • Com a reciclagem de uma lata de aluminio economiza-se o suficiente para manter ligado um aparelho de televisão durante tres horas?
  • Uma tonelada  de papel reciclado significa economia de tres eucaliptos e 32pinus,arvores utilizadas para a produção de celulose?
  • Na fabricação de uma tonelada de papel  reciclado sao necessarios apenas 2 mil litros de agua ,ao passo  que  no processo tradicional esse volume pode chegar a 100 mil litros por tonelada.?
  • O Brasil so recicla cerca de 30% de seu consumo de papel?
  • O vidro e 100%  reciclavel e o Brasil so recicla cerca de 14,2% do vidro que produz e consome?
  • Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 kg de minerio de ferro,454kg de carvão e 18kg de cal ,sem perda da qualidade pois o Brasil fabrica um dos melhores ferros do mundo.
  • O processo de reciclagem diminui a poluição do ar em 75%, a poluição da agua em 35% e reduz o consumo de energia em 64%  e 25% de redução da extraçao de recursos naturais.